sexta-feira, 18 de julho de 2014

Malwares perigosos são baixados acidentalmente - segundo análise da Trend Micro.

ATENÇÃO!
MALWARE DETECTADO

"Desde 2005, as ameaças pela internet já aumentaram quase 2.000%. E, em 2008, mais da metade dos cem malwares mais perigosos analisados no mundo -- inclusive no Brasil -- foram baixados acidentalmente por usuários que navegavam por websites desconhecidos ou com conteúdos maliciosos. A informação é dos analistas da Trend Micro, líder em soluções de segurança para a web, que avaliaram as principais fontes de infecção detectadas neste ano pelos sistemas da empresa.

A segunda maior causa de infecções (com 43%) são os malwares já presentes em um sistema -- que entraram, por exemplo, por redes internas. Atualmente, ameaças com múltiplos componentes costumam fazer downloads de uma ou mais partes de malware, cujo único propósito é esconder determinado arquivo e, em seguida, contatar um local remoto para obter o verdadeiro conteúdo (como dados roubados). De acordo com os analistas da Trend, esse tipo de ameaça vem crescendo especialmente na América Latina.

Já os anexos de e-mails de fontes desconhecidas ou falsas aparecem em terceiro lugar, com 12% dos casos. A análise apontou ainda outras formas comuns de infecção, como clicar em links ou aceitar transferências de arquivos em aplicativos de mensagens instantâneas, fazer o download de arquivos oferecidos em conexões peer-to-peer; utilizar unidades de disco rígido removíveis (como pen drives, cartões de memória e HDs externos), além de falhas na correção de aplicativos que apresentam vulnerabilidades.

Variações regionais
Os dados apurados pelos analistas da Trend Micro indicam que as diversas regiões do mundo seguem essa tendência geral, com algumas pequenas variações. A América do Norte, por exemplo, tem um número maior de adware e está registrando um crescimento significativo nos casos de malwares que chegam pela web com o propósito de roubar dados do usuário.
Já a transmissão de malwares de execução automática por meio de discos rígidos removíveis representa 29,3% das infecções na Ásia e na Austrália -- o maior número, se comparado às outras regiões. A exceção é a China, que tem alta porcentagem de spyware de jogos online, devida à imensa taxa de jogadores pela web.

Os malwares que mais contaminam PCs na Europa, África e Oriente Médio são os downloaders de cavalos de Tróia, programas que instalam outros arquivos maliciosos no computador, seja pela realização de um download ou pela instalação de uma cópia contida em seu próprio código. As infecções por meio de Iframes maliciosos (ferramenta que permite que um documento HTML seja embutido em outro documento HTML) também são populares nessas regiões.
                    

A quantidade e sofisticação das ameaças web tornam imperativo o uso de proteção em tempo real e de várias camadas, capaz de oferecer segurança online efetiva. Para isso, a Trend Micro utiliza a infra-estrutura de segurança internet-cliente-- Smart Protection Network --, base da maioria de seus produtos e soluções. Ela correlaciona dados de ameaças de e-mails e da web usando tecnologias de reputação que comparam os malwares aos bancos de dados de ameaça da internet. Esse tipo exclusivo de infra-estrutura fornece aos consumidores da Trend Micro uma proteção em tempo real contra as mais recentes ameaças da rede, enquanto aproveitam ao máximo suas atividades online."

FONTE DISPONÍVEL AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário