quinta-feira, 17 de julho de 2014

Facebook ajuda a derrubar vírus que teria infectado 250 mil sistemas

Suspeitos de serem criadores da praga foram presos na Grécia.
Pelo menos 50 mil contas do Facebook teriam sido comprometidas.

POR Altieres Rohr                                                           ADAPTAÇÃO THIRO SILVA
Especial para o G1

O Facebook publicou detalhes de uma operação em que a empresa colaborou com autoridades para desativar uma praga digital chamada de "Lecpetex" e prender seus autores. A operação, divulgada nesta terça-feira (8), começou em dezembro de 2013, quando as primeiras mensagens em massa relacionadas ao vírus foram detectadas.
A praga era disseminada por mensagens no Facebook. Ao abrir o arquivo, um código era executado para baixar os demais componentes do vírus, que incluíam uma ferramenta de administração remota, que dava aos criadores do vírus o controle total sobre o sistema infectado, um código responsável pelo envio das mensagens no Facebook e também um software para realizar "mineração" da moeda virtual Litecoin.
Além de minerar Litecoin, a praga também invadia "carteiras virtuais" de outras moedas e monitorava o acesso a websites para roubar senhas. Segundo informações divulgadas pelo Facebook e obtidas junto a autoridades policiais gregas, os autores dos vírus estavam estabelecendo um serviço de Bitcoin para lavar as moedas roubadas.
O Lecpetex teria infectado 250 mil computadores e comprometido 50 mil contas do Facebook. De acordo com o Facebook, os países mais infectados foram Grécia, Polônia, Noruega, Índia, Portugal e Estados Unidos. "Como o Lecpetex se espalha pelas redes de amigos e contatos, a distribuição geográfica das vítimas tende a se concentrar", explicou o Facebook.

DISPONÍVEL EM: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário